h1

Mantendo a Integridade do Sistema Windows XP

abril 13, 2007

1. Introdução

Por várias vezes já criei o mesmo texto, sobre como manter a integridade do sistema Windows XP, porém decidi criar ainda mais uma vez. É evidente. O sistema se atualiza, o texto se atualiza. Muitos membros se preocupam e se perguntam o porque do sistema WXP (leia-se Windows XP) ficar, a cada dia, mais devagar. Muitos pensam que a “formatação periódica” é o principal para manter o WXP adequado, mas está errado. O próprio sistema lhe oferece ferramentas e opções para tornar manter a integridade do mesmo, mas é evidente, também, que ferramentas oferecidas gratuitamente na Internet são necessárias. Omeu objetivo é mostrar como e quais ferramentas usar.

1.1 Instalação
Quando você adquire o CD com o Windows XP, adquire também uma ferramenta de boot. É altamente recomendado que, ao instalar o Windows XP sob outro sistema, se formate completamente o computador. Faça o boot pelo CD do Windows, configurando pela BIOS, e, em seguida, pelo próprio assistente do Windows, apague todas as partições existentes no computador e crie uma nova para o Windows. Instale o sistema em NTFS Rápido, que oferece menor velocidade em relação ao FAT32, porém uma estabilidade muito maior. Depois de terminada a instalação do Windows, instale e configure os drivers (de preferencia os mais recentes) de seus itens de hardware (placa de vídeo, modem e etc.).

2. Segurança

2.1 Atualizações
Logo que você instala o WXP no seu computador a primeira coisa que se deve fazer (se o sistema ainda não possui) é instalar o Service Pack 2. Com ele, o seu computador estará livre das mais diversas pragas, e ainda poderia utilizar o Windows Update, ferramenta importante. As atualizações são realmente muito importantes para a segurança, por isso recomendo que se use um Windows XP Original. Muitas pessoas não se importam com elas, e as desativam, e isso dificulta muito o trabalho do WXP para se manter funcional (e a culpa acaba sempre caindo nas costas da Microsoft). Por isso, a primeira dica que eu passo é para que se mantenha as Atualizações Automáticas (Windows Update) ativadas e em dia.

2.2 Anti-Vírus
O WXP não vem (pelo menos ainda) com um anti-vírus próprio, porém é muito importante que se possua um. A escolha do anti-vírus é algo extremamente importante e difícil, pois deve-se procurar por um que seja leve e bom, e também é muito importante que não se possua mais do que um anti-virus na máquina. Hoje eu irei recomendar o Avast! Anti-Vírus, que é leve, grátis e possui um sistema de verificação em tempo real que eu considero fundamental. Você poderá encontrá-lo aqui.

2.3 Anti-Spyware
Apesar de o tempo de grandes adwares terem quase que acabado, ainda é muito comum esse tipo de praga. Para que você esteja sempre protegido deles, recomendo instalar programas com muita atenção, e escolher a dedo os programas que vai instalar. Aplicativos como Messenger Plus! ou qualquer tipo de Barra de Ferramentas (em inglês, toolbar) vem carregado deles. Uma solução interessante para remover essas pragas é a ferramenta da Microsoft, Microsoft Windows Defender (que pode ser encontrado aqui). Ela possui um bom scan e é capaz de remover grandes quantidades dessas pragas; e eu recomendo que deixe o Windows Defender desativado (sem o ícone ao lado do relógio), porque com ele ativado (com o scan em tempo real) o seu consumo de memória é extremamente elevado.

2.4 Firewall
Eu acredito que com o WXP SP2 você não necessite de um firewall diferente. É evidente que o firewall do Service Pack 2 não é o melhor do mercado, mas ele é bom sim, e o principal: é leve (relativamente). Você instalando outro ou não, o firewall do WXP vai continuar lá, então por que não utilizá-lo?

3. Manutenção

3.1 Limpeza de Disco
A Limpeza de Disco (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco) é fundamental para qualquer WXP. Pelo menos uma vez por semana deve-se aplicá-la, mas com cuidados especiais. Na aba “Limpeza de disco” selecione todas as opções menos a “Compactar arquivos antigos”, que pode parecer muito atraente pois libera, relativamente, bastante espaço, mas afeta o desempenho do computador. E na aba “Mais opções” em ‘Restauração do sistema’ clique em ‘Limpar…’.

3.2 Limpador de Registro
O WXP não possui ‘de fábrica’ um limpador de registro, então você tem que fazer o download de um. Eu recomendo (e muito) o MV Reg Clean, que pode ser encontrado aqui. Também recomendo que utilize essa ferramenta pelo menos uma vez por semana. A utlização é simples. O MV Reg Clean vai limpar as entradas inválidas no seu registro (entradas de programas já desinstalados, por exemplo), tornando a vida do WXP mais fácil.

3.3 Desfragmentador de disco
O Desfragmentardor de Disco (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco) é uma ferramenta importante para o desempenho do computador. De mês em mês (ou quando você excluir acima de 3GB de seu HD) verifique pelo próprio Desfragmentador de disco (clicando em Analisar) se é necessária uma desfragmentação. Se sim, execute-a. O Desfragmentador de disco vai ‘organizar’ os dados de maneira a que o sistema o encontre mais rapidamente.

4. Desempenho

O WXP lhe permite fazer algumas modificações para torna-lo ainda mais rápido, vou tentar ensinar duas delas (as melhores e mais fáceis). Só alerto que, caso você não saiba muito de registro, não as faça. E alerto também para que faça um backup do registro antes de mecher!

4.1 Iniciar mais rápido
Para tal, você precisa acessar o registro. Vá em Iniciar > Executar e digite “regedit” (sem aspas).
Na parte da esquerda procure por HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop e, depois de encontrar e selecionar Desktop, na parte da direita procure por MenuShowDelay, clique com o botão direito do mouse e dê Modificar. Mude o valor que estiver lá para 0 e dê reboot no computador.

4.2 Libere 20% da sua conexão
Vá em Iniciar > Executar e digite “gpedit.msc” (sem aspas).
Vá em Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione na parte da esquerda “Agendador de pacotes QoS” e na parte da direita dê dois cliques em “Limite de reserva de banda”
Na aba Configuração, selecione Ativado e na linha “Limitar % da banda”, digite 0. Dê Aplicar e pronto!

5. WebTools

Você também pode usar o Windows OneCare para fazer uma manutenção legal no sistema. Clique aqui para acessar agora!

Texto escrito na íntegra por Leonardo. Você pode copiar desde que com os créditos (esse trecho) e com o link original (do actaeruditorum.blogspot.com). Tudo aqui expressa minha opinião pessoal. Eu já postei este tutorial no forumamt.com.br!

Anúncios

3 comentários

  1. Bom post
    Acredito que ajudará a muitos
    Assim como irá me ajudar
    Valeu


  2. Gostei do Post! Principalmente dos 20% que o WXP reserva da Internet!
    Parabéns!


  3. A idéia é essa mesmo, ajudar! 🙂
    Quanto mais dicas interessantes vão surgindo mais eu vou postando… Essa dos 20% é só o começo! aeuheau



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: